27 de Setembro – Dia Nacional do Doador de Órgãos

O transplante é a única saída para doenças terminais de diversos órgãos, como fígado, coração, rins, pâncreas, intestino, córneas, ossos e medula. Para ser um doador no Brasil, basta que a sua família saiba do seu desejo.

Aproveitando o dia de hoje, se vocês puderem, vejam que lindo este comercial do Ministério da Saúde, que incentiva a doação de órgãos no país:


Tipos de doador:

1. Doador vivo

São pessoas que estão vivas, saudáveis e que querem doar. Essas pessoas podem doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão.

2. Doador cadáver

São pessoas em UTI que tiveram morte encefálica comprovada pelos médicos. Esses pacientes podem doar órgãos e tecidos, como coração, pulmão, rins, pâncreas, intestino, fígado, córneas, partes da pele não visíveis, ossos, tendões e veias.

Espírito Santo é referência em transplante de fígado

O Programa de Transplante de Fígado do Espírito Santo existe desde o ano de 2004 e, de lá para cá, 43 transplantes já foram realizados pela excelente equipe do Hospital Meridional – que é única no Estado. Somente neste ano, 13 transplantes já foram feitos, e o melhor, pagos integralmente pelo SUS. O Hospital Meridional ocupa o 5º lugar no ranking nacional de transplantes de fígado, estando à frente de Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

25 pacientes estão na fila no Espírito Santo, divididos por grupo sanguíneo e por gravidade. Funciona assim: se o doador for de sangue do tipo A, a 1ª pessoa da fila de pacientes também com sangue do tipo A é quem recebe o fígado. Cada Estado tem a sua própria fila, porém, quando existe algum caso de extrema urgência, o primeiro fígado que aparecer, seja ele de qual Estado for, vai para esse paciente que mais necessita.

——-

O Brasil precisa muito de doações, mas os fatos indicam que o maior problema enfrentado é a própria família do paciente, que opta pela não doação mesmo após a confirmação da morte do ente querido. Portanto, se você quer ser um doador, informe aos seus familiares.

BT quer saber, você doaria seus órgãos?

Links:

Hospital Meridional

Ministério da Saúde

Doe Órgãos

Beijotchau.

3 respostas em “27 de Setembro – Dia Nacional do Doador de Órgãos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s