Perfumes: eau de cologne, toilette e parfum

O perfume é parte essencial do guarda-roupa há muitos anos. É também, hoje, a forma mais acessível para o mercado médio consumir luxo, já parou pra pensar?

BT leu no livro “Deluxe” que nas décadas de 20 e 30, as pessoas de maior poder aquisitivo usavam o extrato puro – que era caro. As massas usavam eau de cologne, uma versão mais barata constituída de de uma pequena dose de perfume diluída em água de flor de laranjeira ou limão. Por volta de 1930, pensando na classe média, as marcas de perfumes de luxo apresentaram ao mundo a eau de toilette, que é de 6 a 12% de perfume diluído em solventes como etanol e água. Custava beeem mais barato que o extrato e significou o começo da democratização do perfume de luxo.

Na década de 80, surgiu a eau de parfum – um produto mais potente e um pouco mais caro que o eau de toilette, com 8 a 20% de concentrado misturado ao álcool. O lançamento da eau de parfum foi uma bela jogada de marketing: ao incorporar a palavra “parfum” ao nome do produto, as marcas de luxo ofereceram ao mercado médio um produto verdadeiramente de luxo por um preço muito possível.

O perfume Brit 50ml (eau de toilette) da Burberry, no Brasil, custa em média R$144, já a versão eau de parfum custa em média R$180.

Hoje a eau de cologne praticamente desapareceu.

BT está usando 2 atualmente: Hypnôse – eau de parfum – Lancôme; Chance – eau de toilette – Chanel.

E vc? Conta aí nos comentários.

Beijotchau.

Anúncios

5 Respostas to “Perfumes: eau de cologne, toilette e parfum”

  1. Patricia Says:

    Eu normalmente prefiro os de toilette, não gosto de perfume forte, dou uma espirradinha só e chega. Os eau de toilette que eu mais uso são Nina e BlackXS , mas eu também adoro o Hypnôse que você falou. O único eau de parfum que eu estou acostumada a usar é o Dior Addict, é bem docinho, eu uso só às vezes pq acho muito forte… Pra quem gosta do Hypnôse, geralmente funciona !

  2. ericaorlandi Says:

    Paty, eu tenho enxaqueca e não é qualquer perfume que me faz bem. Também acho os eau de parfum fortes demais e para que eles não me incomodem eu uso bem pouquinho – uma gotinha e nada mais.
    O Hypnôse andou me fazendo mal por uns tempos, e olha que eu acho ele supersuave, mas agora já tô podendo usar de novo.
    Eu amo o Stella – Stella McCartney, mas pra mim ele precisa ser eau de parfum, pq o eau de toilette não fixa na minha pele. E ele é bem suave também. Mais que o Hypnôse.
    BT.

  3. Pati Rabelo Says:

    erica! eu tô de miracle (da lancome), na verdade, o único perfume que consegui chegar ao 3o vidro. antes dele, só j’adore conseguiu (fui até o 2o vidro) e nenhum outro mais. todos ficaram ali pela metade, vidros e vidros lado a lado, frutos de surtos psicóticos no shopping (delícia!! 🙂 experimento alguns outros e até curto, mas confesso: de conseguir me prender mesmo, só foram esses 2.

  4. ericaorlandi Says:

    Eu sou fã do Miracle.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: