Ah, Azeite

Azeite faz um bem danado, e é por isso que Beijo Tchau tem paixão por eles.

Se você se interessa e quer aprender um pouquinho mais sobre, pay attention: quanto menor a acidez (mín. de 0,1%), melhor ele é. Existem azeites mais frutados (feito de azeitonas mais maduras), mais amargos e mais picantes (feitos de azeitonas mais verdes), e por aí vai. Beijo Tchau adora encontrar um equilíbrio de amargo com picante, com acidez entre 0,2 e 0,5%.

E quanto menos ácido, mais amargo ele é. Quanto mais ácido, mais doce. A cor não influencia em nada: diz que tem relação com o tempo que as azeitonas ficam expostas ao sol.

Os grandes produtores de azeite são os países que ficam na região do Mediterrâneo, mas em cada país o azeite tem sabor e perfume característico. Os espanhóis, portugueses, e israelenses são mais frutados, ou seja, mais leves e mais frescos. Já os italianos e gregos, são mais picantes.

Azeite só faz bem. É a única gordura extraída da fruta, e não da semente. Custa caro porque, além de tudo, precisa de muitas azeitonas para produzir um vidrinho de 250 ml. (torno de 1200 a 2000).

A oliva é prensada e isso é o que mantém os antioxidantes naturais, que ajudam a limpar as escórias do organismo. A gordura presente no azeite de oliva é a monoinsaturada, que é benéfica para o organismo, apesar de ter 9 calorias por grama. Ela aumenta o bom colesterol e ajuda a diminuir o mau.

Mas, claro, quando a esmola é demais o santo desconfia: eu disse 9 calorias por grama. Cuidado pra não exagerar, em caso de querer manter o corpinho.

colavitaitalia.jpg

Um beijo e tchau, cheio de sensações.

3 respostas em “Ah, Azeite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s