Quase Tudo

“…Nasci em Itaguaçu, uma pequena cidade do Espírito Santo que demorou a aparecer no mapa; meu pai, Jairo – dr. Jairo, como ele gostava de ser chamado -, e minha mãe viajaram de trem para lá no dia em que se casaram, em Cachoeiro de Itapemirim. Em Itaguaçu, que só tinha uma rua, meu pai começou sua carreira de advogado.

Mudamos para Vitória quando eu tinha quatro meses, e ouvi contar que tive uma ama-de-leite chamada Dercília. Também ouvi contar que meu pai detestava choro de criança e que, quando eu acordava à noite, aos berros, Dercília me tirava da cama e me levava para o quarto dela, nos fundos da casa.

Meu avô paterno se chamava Herodoto, assim mesmo, sem acento; a gente pronunciava He-ro-do-to, com a tônica no do. Ele tinha um cartório em Vitória, e seus irmãos, Kosciuszko e Aristóbulo, eram donos de um importante educandário da cidade, o São Vicente de Paulo. Os três eram muito elegantes, usavam terno branco e sapato de duas cores; Kosciuszko, poeta e professor, pertenceu à Academia Espírito-Santense de Letras. Fico imaginando quem teria sido meu bisavô, para batizar os filhos com esses nomes, que, descobri na internet, hoje são nomes de rua em Vitória…”

Este é um trecho do comecinho da autobiografia de Danuza Leão. (2006)

Impossível não morrer de encanto por “quase tudo” da vida dessa mulher cheia de idéias e histórias pra contar. Leitura gostosa, daquelas que não te deixam largar o livro ou entrar de cabeça. Beijo Tchau recomenda e assina embaixo.

Não deixe de ler.

danuzalivro.jpg

Um beijo e tchau.

3 Respostas to “Quase Tudo”

  1. Elisa Says:

    Irado msm!!!!
    E ainda tem gente que pensa que nossa terrinha não rende bons frutos!!! hammm…
    Espírito Sanro…Orgulho de ser da terra!!!rsrsrsrsrs
    Beijossss

  2. Mariana Says:

    Já tá na minha lista dos próximos livros a serem lidos!!! Adoro biografias. Bjos!

  3. ericaorlandi Says:

    E se rende bons frutos: Rubem Braga, Nara Leão, Roberto Carlos, Danuza, Stênio Garcia e muito mais.

Deixe um comentário

